4 ações para sua empresa lucrar mais
Mesmo o mercado estando mais aquecido, nem sempre os empresas conseguem atingir o lucro esperado, e quando atingem, muitas não sabem como escalá-lo.
Segundo dados do Sebrae, esse problema é mais comum que se imagina e um dos fatores determinantes para que muitas empresas fechem suas portas em menos de dois anos de funcionamento.
É unânime que todo empresário quer economizar e vender mais, porém, nem sempre o crescimento está atrelado a lucratividade.
Vamos dar uma olhada em nossos segredos para aumentar a lucratividade da sua empresa?
1. Conheça seus processos
Se você deseja ter um negócio lucrativo precisa conhecer em detalhes todos os processos relacionados às finanças da empresa, bem como contratos assinados com clientes e fornecedores, as entradas de matéria-prima e saída de produtos.
O plano de negócios é fundamental para mapear oportunidades. Ele ajuda a entender o mercado onde a empresa está inserida, auxilia a desenhar estratégias afim de atingir novos clientes, conseguir investimentos e parceiros e fornecedores.
2. Fique de olho nas contas a receber
Tão importante quanto conhecer seus custos é estar de olho nas contas a receber. Lembre-se que o aumento de vendas tem impacto direto nesse ponto e é bem possível que grande parte da sua margem esteja acumulada no crédito concedido a seus clientes ou em valores que a receber.
3. Conheça seus clientes como a palma da mão
Muitos empresários acreditam que traçar o perfil do seu cliente e se aprofundar em conhecê-lo é perda de tempo, porém, ao conhecer seus clientes a fundo você saberá quais produtos e serviços ele precisa, sendo mais assertivo no desenho de seus produtos, gerando mais vendas, mais lucro e aumento no valor agregado.
Fique de olho no comportamento do seu cliente e reavalie seus produtos sempre que achar necessário.
4. Cuidado com os descontos
Ofereça descontos com sabedoria, pois estratégias aleatórias de descontos em seus produtos ou serviços podem aumentar o risco de reduzir, ou até mesmo, de zerar sua margem de lucro.
A oferta de produtos e serviços com desconto aquecem as vendas, mas em alguns casos, o preço final dos produtos são inferiores aos custos, o que causa um enorme desequilíbrio no caixa da empresa.