Comunicação Integrada
A contabilidade não é só fundamental para a administração de uma empresa, sem ela é até mesmo impossível gerir um negócio, principalmente quando existe a preocupação em manter o negócio em conformidade com a legislação.
Não existe uma fórmula secreta que garanta o sucesso de um empreendimento, mas existem alguns fatores que sustentam uma gestão eficiente.
Dentre elas, abordaremos neste artigo, especificamente, a relação entre empresário e contador.
Dentro de um contexto organizacional é evidente que as funções do empresário e do contador são bem distintas.
Enquanto o gestor precisa ter uma visão holística do negócio e entender, ainda que superficialmente, a dinâmica de cada setor da empresa, é o profissional contábil quem recomenda o regime tributário mais apropriado, cuida dos lançamentos, balancetes mensais e demonstrações, operações com fluxo de caixa e prestação de conta às Receita Federal, Receitas estaduais e municipais.
Além disso, o contador também é quem pode indicar alternativas para reduzir custos e aumentar a lucratividade e rentabilidade do empreendimento.
Dessa forma, além de buscar oferecer ao cliente produtos e serviços de qualidade o empresário precisa se preocupar com a saúde fiscal do seu negócio, e o primeiro passo é escolhendo um bom contador.