Deseja trocar de escritório de contabilidade? Veja dicas para não errar de novo!
NEM SEMPRE OS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE ESTÃO APTOS A ATENDER AS NOVAS DEMANDAS EXIGIDAS POR SEUS CLIENTES, E É POR ISSO QUE MUITAS VEZES O EMPRESÁRIO DECIDE TROCAR DE PARCEIRO. POSSIVELMENTE VOCÊ SABE QUE INDEPENDENTEMENTE DO TAMANHO OU RAMO DO NEGÓCIO, A CONTABILIDADE É FUNDAMENTAL PARA ESTAR EM DIA COM A BUROCRACIA, E INDISPENSÁVEL PARA UMA MELHOR GESTÃO DO NEGÓCIO.
SUA EMPRESA PRECISA DE UMA ASSESSORIA CONTÁBIL COMPLETA, TANTO PARA INICIAR SUAS ATIVIDADES QUANTO PARA RECEBER SUPORTE AO SEU CRESCIMENTO CONTÍNUO E SUSTENTÁVEL, E VOCÊ COMO EMPRESÁRIO NÃO PODE COLOCAR EM RISCO O SEU NEGÓCIO POR ERROS E ATRASOS DE SEU ESCRITÓRIO CONTÁBIL.
QUANDO ESTES PROBLEMAS ACONTECEM REPETIDAMENTE, NORMALMENTE O EMPRESÁRIO PERCEBE QUE
ESTÁ NA HORA DE BUSCAR UM NOVO PARCEIRO PARA SUA CONTABILIDADE. ESTA MUDANÇA PODE OCORRER A QUALQUER MOMENTO, POIS É UM DIREITO ASSEGURADO PELO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, DESDE QUE RESPEITADO AS CLAUSULAS E PRAZOS DE AVISO PRÉVIO CONSTANTES NO ATUAL CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
PROCEDIMENTOS PARA ALTERAÇÃO DE CONTADOR
É IMPORTANTE TER SEMPRE EM MENTE OS MOTIVOS QUE O LEVARAM A ESTA TROCA, AFINAL, EM UM FUTURO PRÓXIMO VOCÊ PRECISA SER CAPAZ DE AVALIAR SE SEUS PROBLEMAS FORAM REALMENTE DEIXADOS PARA TRÁS E QUE O NOVO SERVIÇO RECEBIDO É REALMENTE MAIS QUALIFICADO QUE O ANTERIOR, POIS ASSIM SERÁ POSSÍVEL DIMENSIONAR SUA SATISFAÇÃO QUANTO A DECISÃO TOMADA. POR ISSO, É COERENTE PROCEDER COM PROFISSIONALISMO PARA EVITAR QUE NENHUMA DAS PARTES SEJA LESADA NESSA TRANSIÇÃO, LOGO, ALGUNS PROCEDIMENTOS SÃO NECESSÁRIOS:
PASSO 1: FAÇA UMA REUNIÃO E AVALIE O NOVO ESCRITÓRIO
CONVERSAR COM O NOVO PARCEIRO É FUNDAMENTAL, POIS NESTE MOMENTO VOCÊ IRÁ EXPOR SUAS EXPECTATIVAS, E ELE O SEU LEQUE DE CONHECIMENTO PARA SUPRI-LAS. É TAMBÉM NESTE MOMENTO QUE SE FAZ O DIMENSIONAMENTO DOS REQUISITOS QUE FORMAM A PROPOSTA DE VALOR DO TRABALHO QUE SERÁ DESEMPENHADO. NÃO DEIXE DE APROVEITAR ESTA OPORTUNIDADE PARA OBSERVAR E SABER MAIS A RESPEITO DA QUALIDADE DA ESTRUTURA E DO AMBIENTE DE TRABALHO QUE É DISPONIBILIZADO AOS CONTADORES QUE ESTARÃO TRABALHANDO POR SUA EMPRESA, POIS NORMALMENTE SE O ESCRITÓRIO RESPEITA SEUS COLABORADORES, POSSIVELMENTE ELES RESPEITARÃO E SERÃO GRATOS A VOCÊ E A SUA EMPRESA POR LHES ESCOLHER.
PASSO 2: FORMALIZE O CANCELAMENTO COM O ESCRITÓRIO ATUAL
REVISE SEU CONTRATO ATUAL PARA AVALIAR SE HÁ NECESSIDADE DE AVISO PRÉVIO OU SE EXISTEM PENALIDADES PREVISTAS NO MESMO, FORMALIZE ENTÃO O CANCELAMENTO DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS ATRAVÉS DE UM SIMPLES E-MAIL, OU SE PREFERIR, ATRAVÉS DE UMA CARTA REGISTRADA DIRECIONADA AO CONTRATADO, INFORMANDO OS DADOS DA EMPRESA, DO RESPONSÁVEL PELA MESMA E A DATA DO AVISO.
CASO SUA EMPRESA NÃO POSSUA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, BASTA FAZER A FORMALIZAÇÃO EM QUALQUER MOMENTO, PORÉM, É ELEGANTE CONCEDER 30 DIAS PARA QUE O ESCRITÓRIO SE ORGANIZE E FINALIZE ATIVIDADES QUE POR VENTURA ESTEJAM PENDENTES EM TERMOS DE DOCUMENTAÇÃO CADASTRAL, CONTÁBIL, FISCAL E DE PESSOAL.
PASSO 3: FORMALIZE A TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA
COLOQUE EM CONTATO VIA TELEFONE E E-MAIL OS RESPONSÁVEIS PELOS ESCRITÓRIOS ENVOLVIDOS PARA QUE OS MESMOS PROVIDENCIEM A TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA.
POR SE TRATAR DE UMA ETAPA TÉCNICA ONDE O NOVO ESCRITÓRIO FARÁ AO ANTERIOR A SOLICITAÇÃO DAS PRIMEIRAS E MAIS URGENTES INFORMAÇÕES PARA DAR INÍCIO A TRANSIÇÃO. VOCÊ E SUA EMPRESA NÃO PRECISAM SE ENVOLVER NESTES TRÂMITES.
PASSO 4: ASSINE O CONTRATO COM O NOVO ESCRITÓRIO
FINALMENTE, ASSINE O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM O NOVO ESCRITÓRIO CONTÁBIL. APROVEITE ESTE MOMENTO PARA REAVALIAR E DEIXAR CLARO O QUE VOCÊ ESPERA DE SEU NOVO PARCEIRO, POIS ASSIM SERÁ POSSÍVEL DESENVOLVER UM RELACIONAMENTO DE CONFIANÇA E TRANSPARÊNCIA.
VALE LEMBRAR AINDA, QUE O ANTIGO CONTADOR DEVE PROVIDENCIAR O DISTRATO (RESCISÃO CONTRATUAL) ELIMINANDO QUALQUER RESPONSABILIDADE QUE POSSA CABER A ELE APÓS O TÉRMINO DO CONTRATO.
COMO FAZEMOS AQUI NA MAJESTA?
BUSCAMOS COMPREENDER O ATUAL CENÁRIO DE SUA EMPRESA, E QUANDO OUVIMOS VOCÊ, QUEREMOS ENTENDER SUAS NECESSIDADES PARA AJUDA-LO A EVOLUIR E DESTA FORMA, SUPERAR SUAS EXPECTATIVAS.
ESTAMOS ACOSTUMADOS A MANTER LONGAS E DURADOURAS RELAÇÕES COM NOSSOS CLIENTES, NOS COMPORTAMOS COMO UM PARCEIRO QUE ESTÁ SEMPRE PRESENTE E COM O INTUITO DE LHE ENTREGAR SEGURANÇA, AGILIDADE E INFORMAÇÕES RELEVANTES, E ACREDITAMOS QUE ESTES SÃO OS GRANDES MOTIVOS PELOS QUAIS NOSSOS CLIENTES AVALIAM TÃO BEM O NOSSO TRABALHO.
ESPERO QUE TENHA GOSTADO DESSAS DICAS, E SE DESEJAR CONVERSAR CONOSCO PARA CONHECER MAIS SOBRE O NOSSO TRABALHO, ESTAREMOS À SUA DISPOSIÇÃO.
ABRAÇOS,
REGINA WEBER